dinergia

e design

"Dinergia é o processo de criação de padrões harmônicos pela união cooperativa dos opostos." O termo foi difundido por György Doczi para exemplificar a distribuição energética presente nas harmonias naturais e estudada pelos artistas e cientistas, do passado e da atualidade. Tendo como signo o Retângulo Áureo, Dinergia é um vocábulo que expressa a energia coerente para criação e desenvolvimento de projetos iterativos, sejam gráficos ou eletrônicos.

Design é o processo de validação de soluções frente a uma série de restrições. O termo ainda guarda excessiva flexibilidade em nossa sociedade, tão complexa, mas há forte concordância que Design trata-se de um conjunto de práticas de pensamentos projetivos, tendo o indivíduo e suas relações como um universo de possibilidades de atuação.

Estamos em 2015. A criatividade é um ativo fundamental na relação entre sistemas e usuários, evitando que respostas eficazes e eficientes sejam mascaradas pelos modismos passageiros. Inovação é consequência dessa ideologia, cujo processo (e não o fim) é a razão de nossa existência enquanto designers. Tal circuito de participação, plural e cíclica, chamamos Interface, ou seja, a galáxia de contatos entre um fluxo da comunicação, suas expectativas e as experiências resultantes.