Coisando com a Coisa: 19/10

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coisa20161

Na próxima quarta, 19/10, é o dia da primeira apresentação da coisa. Os grupos devem estar atentos para as informações seguintes:

  • A montagem terá início às 7h15 e será encerrada às 8h00. Caso haja atraso do grupo para essa etapa, o mesmo não poderá participar. Horário de Brasilia.
  • A exposição das coisas se dará das 8h01 às 9h30. Cabe aos grupos providenciar quaisquer equipamentos necessários, contando o espaço somente com energia elétrica e acesso à internet pela rede wifi do IAG para portadores dos vouchers.
  • IMPORTANTE: Lembram os professores que as apresentações não podem ser realizadas presencialmente, podendo os grupos contar única e exclusivamente com seus resultados práticos, e com os materiais de apoio que acharem pertinentes para a exposição. Comentários serão realizados após a convocação de retorno.
  • A desmontagem terá início às 10h31 e será encerrada às 10h50.

Até lá!

Segunda Parte do Relatório

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linhas emboladas virando uma lâmpada de ideia

Olá, amigos da turma dos Professores Barbara e Guix!

Na próxima aula, dia 05 de outubro, deverá ser entregue a segunda parte do relatório. Este documento compreende a revisão do que já foi relatado, incrementada da atuação dos grupos em relação aos projetos e comentários da banca. Atenção aos progressos é fundamental para que a construção do relatório seja percebida como um processo. Por isso, muita atenção na narrativa!

Os tópicos para composição da segunda parte do relatório são baseados no que já foi definido na primeira parte, com acréscimos pertinentes a fase atual de desenvolvimento projetual:

  • Nome completo dos membros do grupo (não esqueçam de informar habilitações dos membros do grupo!)
  • Título do Projeto (imprescindível nesse momento!)
  • Habilitações sendo trabalhadas no projeto
  • Tema sendo trabalhado
  • Oportunidade de Design (a lacuna preenchida ou potencialidade sendo explorada)
  • Justificativa (os ganhos e contribuições do projeto para a sociedade)
  • Contexto (onde?): lugar ou tipo de atividade
    • Desenhos de observação (da ação em ocorrência)
    • Fotos autorais (obtidas do local ou situação)
  • Público-alvo (atualizado conforme os recortes definidos)
  • Objetivo (atualizado  conforme os recortes definidos)
  • Parâmetros (atualizado conforme os recortes definidos)
  • Análise de similares (considerando que analisar é mais do que simplesmente mostrar)
  • Desenvolvimento de alternativas ao partido projetual defendido (com muitos desenhos dos protótipos em consideração)
  • Conclusão sobre a segunda etapa em função da primeira etapa
  • Bibliografia (com as referências nas normas técnicas nacionais do material de pesquisa que está servindo de consulta)

Lembrem-se que nessa fase temos como critério de avaliação a atenção dos grupos em relação a:

  1. Parâmetros projetuais;
  2. Levantamento, descrição e análise de similares;
  3. Geração de alternativas.

Atualização Importante! Buscando maior e melhor integração entre os professores de pauta e de colaboração da disciplina com os projetos em progresso, pedimos que enviem até quarta, 12/10, o arquivo PDF com a Segunda Parte do Relatório, para o email <dsg1006guix@gmail.com>.

 

Banca de Apresentações

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datashow36

Olá, alunos das turmas 1AC e 1AD,

Orientações para as aulas de apresentação para a banca, 26/09 e 28/08:

  • As apresentação começam às 7h30, com a disponibilização dos arquivos dos alunos ao sistema de projeção.
  • A lista que determina a sequência dos grupos para apresentações será gerada por randomização atmosférica ao início da aula. Por isso, não se atrasem.
  • Quando convocado para apresentação o grupo deverá estar completo. Caso negativo, será realocado para o final da fila do dia.
  • Cada grupo terá 7 minutos para exposição oral e audiovisual, seguidos de 7 minutos de  parecer da banca presente.
  • A apresentação deverá contar com um arquivo em ppt ou pdf contemplando:
    • tela introdutória,
    • tema,
    • relato da imersão ao contexto,
    • oportunidade,
    • objetivo,
    • parâmetros projetuais,
    • caminhos e desenvolvimento de alternativas (em função de uma em específico).
    • conclusão
  • Quaisquer recursos além de projeção, serão de responsabilidade dos grupos.
  • Importante: Ao término de cada apresentação, também por sorteio, dois alunos serão convidados a realizar comentários sobre a apresentação.

Até lá!

Preparando a Primeira Parte do Relatório

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relat3_20161
Gráficos

Olá, amigos da turma dos Professores Barbara e Guix!

Na próxima aula, dia 12 de setembro, os trios deverão trabalhar na definição da proposta de projeto que virá a compor a Primeira Parte do Relatório de projeto. Tragam as pesquisas, entrevistas estatística e imagens produzidas por vocês para procederem com o trabalho de síntese das 3 propostas em uma, em sala de aula.

No dia 21 de setembro, teremos a entrega da Primeira Parte do Relatório de projeto. Este documento compreende a proposta de projeto que deverá ser composta por algumas questões norteadoras.

Os tópicos para composição da primeira parte do relatório são:

  • Nome completo dos membros do grupo (informar habilitações dos membros do grupo)
  • Título do Projeto
  • Habilitações a serem trabalhadas no projeto
  • Tema a ser trabalhado
  • Oportunidade de Design (qual lacuna a ser preenchida ou potencialidade a ser explorada): cabe explicar como esta demanda foi identificada e, principalmente, como a área do design pode vir a contribuir na questão identificada.
  • Justificativa (quais os ganhos/contribuições do projeto ou qual o diferencial da proposta): cabe explicar porque é importante realizar o projeto.
  • Contexto (onde?): lugar ou tipo de atividade
    • Desenhos de observação (da ação em ocorrência)
    • Fotos autorais (obtidas do local)
  • Público-alvo (para quem?)
  • Objetivo (o que? como?)
  • Parâmetros (características desejáveis do projeto): o método MoSCoW pode ser utilizado (não é obrigatório).
  • Caminhos projetuais (alternativas projetuais / desenhos / protótipos)
  • Conclusão sobre a primeira etapa

Seria muito bom se os grupos pudessem trazer o desenvolvimento das questões norteadoras do projeto. O estabelecimento de contato com um contexto de observação é desejável. Dúvidas serão atendidas em sala de aula.

Até lá!

Atividades ambientais: Um dia de descarte

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Olá, amigos,

Relembrando o que viram em em sala com a Professsora Joy, vocês devem guardar todo o descarte que produzirem, seja na alimentação ou em outros itens de consumo cotidiano, durante um dia inteiro.

Ao final, verifiquem o que coletaram, façam as fotos e escolham uma situação que tenham vivido ao longo do dia, na qual vocês gostariam de interferir, pensar em uma melhor solução.

A entrega deverá ser até o final da aula da próxima segunda, 05/09, através da publicação no facebook de um arquivo jpg – em alta qualidade, verificando a legibilidade do texto antes de publicar – com a identificação do aluno e turma.

Vocês podem diagramar o arquivo como quiserem, respeitando o formato horizontal e o conteúdo abaixo:

  • uma foto registrando o descarte produzido em um dia inteiro de cada um, distribuído em uma superfície (mesa, chão…) que nos permita distinguir os componentes;
  • uma foto com todo o descarte acondicionado em um recipiente, de modo a ocupá-lo completamente, sem compactar os itens. Pode ser um balde, uma caixa, qualquer objeto que dê conta de todo o conjunto, sem sobra de espaço significativa. Esta foto deve ter algum elemento que possa dar a escala do recipiente;
  • descrição sobre a situação escolhida, reflexão e proposta conceitual para nova interação/novo objeto, em 3 ou 4 parágrafos;
  • nome e turma na própria imagem.Observação: há itens difíceis de fotografar, como a água gasta no banho e outros que vocês irão perceber. Podem ser apenas descritos.

Boa experiência a todos!

Benvindos ao IAG6!

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IAG

Olá, amigos,

Ficamos super felizes com a notícia de que a nossa sala definitiva é o IAG6!

Na segunda, tragam uma síntese visual e escrita da pesquisa (dados quentes e frios) sobre as temáticas realizadas por vocês. A idéia é fazer um grande painel. Levaremos fita crepe.

Não existe uma formatação padrão, mas é aconselhável que o material a ser exposto conte com imagens e textos curtos (resumo do que foi levantado). A ideia é dar um tempo para que todos vejam e leiam a pesquisa dos colegas. Estamos no processo de pesquisa e formação de grupos.

Vocês podem produzir mapas-mentais, esquemas, diagramas, gráficos com estatísticas das pesquisas realizadas, fotos, desenhos… Contudo, não se esqueçam de que a imagem deve vir acompanhada por algum texto explicativo (pequenos parágrafos). Lembrem-se de citar as fontes da informação. É importante referenciar

O trabalho é individual mesmo para os alunos que já tem grupo.

Não haverá entrega, por enquanto. Nós vamos registrar fotograficamente a pesquisa produzida por vocês. Esta apresentação da pesquisa vale como composição da nota de processo individual.

E muito importante: Sejam pontuais.

Até lá!

 

Relatório: Terceira Parte

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relat3_20161
Na próxima segunda, dia 30 de maio, teremos a entrega da 3ª parte do relatório. O conteúdo desta etapa corresponde ao desenvolvimento projetual denominado pela fase da concretização. Vocês devem descrever e analisar o desenvolvimento projetual do período de 02 de maio (data da entrega da 2ª parte do relatório) até a data de 30 de maio (data da entrega da 3ª parte do relatório).
Cabe lembrar três pontos recorrentes nos últimos relatórios:
  • Todo desenvolvimento deve vir acompanhado de um texto que elucida o que se espera em cada tipo de iniciativa, assim como da mini-conclusão das fases do projeto.
  • As imagens devem dar conta daquilo que se deseja exibir.
  • Não utilizem imagens de terceiros (aquelas que não são produzidas por vocês).
É necessário encaminhar as especificações técnicas das soluções projetuais, assim como cabe a menção dos processos de produção.
É necessário encaminhar um novo planejamento para fase de validação e finalização do projeto. Lembrem-se da divisão de tarefas por membros do grupo.
A aula do dia 30 também está reservada para a orientação sobre o processo de validação da solução junto ao público-alvo, no contexto de uso. Por isso, tragam também o cartaz para observações.
Até,
Barbara e Guix