Aula de Representação

Posted on Leave a commentPosted in Ata

Olá, amigos,

Por pedido da Professora Monica Saddi, na próxima aula em nossa turma, no dia 15/4, os alunos precisam levar papel A0, material de desenho e materiais que representem o projeto proposto (texturas, imagens, materiais etc).

Por hora, fiquem com imagens de atividades anteriores, tão elogiadas pela professora:

Fotos, fotos? Próxima etapa!

Posted on Leave a commentPosted in Ata

Muito importante a participação de todos no aula de hoje! Esperamos que nessa primeira etapa de observações já tenha aparecido algumas faíscas.

Quem não trouxe fotos, traga-as na próxima aula, quando iremos aglutinar as observações em um grande mapa coletivo.

Até lá!

Envolvimento e Comprometimento

Posted on 2 CommentsPosted in Ata

Olá amigos,

Vocês sabem a diferença entre envolvimento e comprometimento?

Hoje demos início as apresentações dos seminários, e para nossa surpresa, muitas pessoas estavam bem tranquilas, conversando com os coleguinhas, mesmo sem ter participado com o proposto no documento entregue na primeira aula… Vexaminoso…

A diferença entre envolvimento e comprometimento é ilustrado pela famosa piadinha:

– Enquanto a galinha está envolvida com a produção de ovos, o porquinho está comprometido com a produção do torresmo.

Pensem nisso! :)

G1 em resultados

Posted on 16 CommentsPosted in Ata

Olá, Amigos,

Bárbara e eu ficamos satisfeitos com os resultados das propostas de projeto.  Algumas ainda estão meio grandiosas, outras meio difusas (por falta de tempo hábil de pesquisas mais aprofundadas), mas de modo geral, todas tem grandes possibilidades. Compete às duplas dar conta do recado que nos foi dado hoje, com atenção a inovação coerente e com foco no humano.

Teremos momentos de encontros que serão oportunos para sugestões, críticas, opiniões e afins, mas o blog será importante para cobrir os espaços entre esses encontros. Por isso, façam uso. :)

Até quarta!

E não esqueçam do texto do Professor Luciano Alves avisado em post anterio.

Leonardo Tomé e seu papel

Posted on 8 CommentsPosted in Ata

Olá, amigos do alunato!

Hoje recebemos como palestrante, Leonardo Tomé, da Holos Design. Ele falou sobre o papel fundamental do papel (turuntun-tish…) nas suas mais diversas aplicações. E também, como um diferencial projetual pode definir a qualidade do que é feito (e claro, a qualidade dos contratos de trabalho tanto para produtos como para serviços).

Espero que tenham prestado bastante atenção na apresentação para que os relatos a serem produzidos posteriormente tenham boa literatura e informação. Creio que o fundamental do ponto de vista pragmático da realidade industrial é pensar que o meio produtivo está ficando repleto de “modinhas” que se dizem “sustentáveis” e “ecológicas”, quando na verdade, podem estar piorando a situação social e  ambiental ao invés de contribuir com elas. Há muitas amostras e muitos casos de situação para serem digeridos com o cuidado que o tema pede. Por isso, pesquisa é fundamental em qualquer área, mas principalmente no design.

Pensem nisso!

Sustentabilidade e Inovação

Posted on 8 CommentsPosted in Ata

Olá, amigos! Hoje quem caiu da cama cedo pode conferir a presença de um importante palestrante falando sobre sustantabilidade, Daniel Barreto, e um colaborador que vai aparecer ainda mais vezes para vocês falando sobre inovação, o professor Bonelli. Quem faltou ou chegou atrasado, é bom conferir o que foi dito por eles pois as chances das palestras serem transformadas em relatórios estão em 95,65%.

No nosso próximo encontro, segunda, daremos início a atividade de G-Zero. Não faltem, em hipótese alguma. Haverá uma aula sobre teoria ambiental com o Professor Alfredo e em seguida…

PS: Ah, e não esqueçam do banner! O prazo se encerra hoje.

MindMap e Representação

Posted on 6 CommentsPosted in Ata

Para quem não compareceu a última aula da dupla dinâmica Barbara e Guix (e para quem compareceu e não tem boa memória), vale lembrar a necessidade da operação de conceitos intrínsecos ao projeto com base nas imagens registradas como MindMap. (É bom ir conectando os neurônios que a G-Zero está em vetor de aterrisagem).

Após o trabalho ilustrado, nosso colaborador do dia, Daniel Malaguti, apresentou pontos importantíssimos sobre Representação em sua aula inaugural. Aliás, como ficaram os pictogramas de preparação de alimentos? Pelo que vi, designers adoram fazer ovos mexidos, cozidos e estalados. :)

Construção de Repertório

Posted on 7 CommentsPosted in Ata

Olá, amigos! Hoje vimos uma série de imagens registradas por nossos alunos tendo como contexto a praia. Foi pedido que fossem indicados fenômenos e assim fizeram e devidamente, embora de modo superficial. Uma coisa é olhar, outra é supor e uma terceira é afirmar. Esse percurso pede maior envolvimento com a situação, já que o trbalho de análise demanda sobretudo, crítica. Nossas reflexões sobre a produção imagética serão melhor aprofundadas nas próximas aulas e o projeto atual decorrerá de um posicionamento crítico. Por isso, vamos pensar no assunto. Que aspectos físicos, sociais e simbólicos podem ser extraídos de cada um dos registros?

Por fim, atenção aos horários. Como na parte da manhã a aula foi ministrada pelo professor Alfredo Jefferson, é importante ser assíduo e pontual para que a teoria ambiental seja bem aproveitada.