Semana Lixo Zero

Posted on Leave a commentPosted in Interessante, Promoção

29 de outubro de 2015, das 10h às 12h
Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho
Alerj – Palácio Tiradentes
Rua 1º de Março, s/nº – Praça XV
Centro – Rio de Janeiro

PROGRAMAÇÃO

09:00 – Abertura
Presidente da Alerj – Jorge Picciani

09:30 –  CIDADES LIXO ZERO – Cenário Brasileiro
Rodrigo Sabatini – Presidente Instituto Lixo Zero

09:45 – SÃO FRANCISCO LIXO ZERO 2020
Steven Chiv – Departamento de Meio Ambiente de San Francisco – USA

10:00 – CENTROS DE RECICLAGEM E REUSO – Gotemburg – Suécia
Pal Martenson – Zero Waste Europe

10:15 – Distrito Lixo Zero – Caso do Fishman’s Worf – CA – USA
Leslie Lukacs – Vice-presidente da CRRA – USA

10:30 – UNIVERSIDADES LIXO ZERO – USA
Faye Cristoforo – Diretora da PLAN – USA

10:45 –  Empreendedorismo em um Ecosistema Lixo Zero
Sandra Nordstorm – The Good Tribe – Suécia

11:00 – Cidadão LIXO ZERO
Bea Johnson – Escritora do ZERO WASTE HOME – França/USA

11:15 – OCEANO DE PLASTICO
Cap. Charles Moore – Escritor do livro PLASTIC OCEAN

11:30 – PAINEL – LIXO ZERO BRASIL, Caminhos a seguir
Rodrigo Sabatini, Edson Freitas

*Evento gratuito e aberto ao público. Favor confirmar presença através do e-mail forumdesenvolvimentorj@gmail.com

Codesign: Palestra com professores dinamarqueses na Esdi

Posted on 228 CommentsPosted in Promoção

Codesign: Palestra com professores dinamarqueses na Esdi

quarta-feira, 15 de abril, às 18h

Nesta quarta-feira, 15 de abril, às 18 horas, acontecerá a palestra “Democratic Design Experiments: Between Parliament and Laboratory”, com os professores Thomas Binder e Joachim Halse apresentando projetos de codesign, nos quais se trabalha com parceiros locais e metodologias que enfatizam mais o processo que o projeto. Os professores integram o CODE (Codesign Research Center), da Real Academia Dinamarquesa de Artes. O encontro, com professores e alunos dos dois países, é uma parceria com o Lada (Laboratório de Design e Antropologia), da Esdi. A palestra, que faz parte da série “Encontros do Lala”, será ministrada em inglês e tem entrada franca, sem necessidade de inscrição. A Esdi fica na Rua Evaristo da Veiga, 95  (Lapa), Rio de Janeiro.

Se joga na vaga

Posted on Leave a commentPosted in Promoção

Olá, amigos!

JOGA NA VAGA!

Praça Tiradentes recebe sua quarta edição do Parking Day
O que você faria com uma vaga de carro? Nesta sexta, em diversas cidades de todo o mundo, artistas, ativistas e cidadãos estarão transformando temporariamente vagas de estacionamento em áreas de lazer, como parte do evento anual denominado PARK(ing) Day. Desde 2005, o projeto tem se transformado em um movimento popular em todo o mundo: na edição passada incluiu mais de 975 instalações em mais de 160 cidades em seis continentes. Venha comemorar o “Dia Mundial sem Carros” na Praça Tiradentes conosco, na versão carioca do PARK(ing) Day 2014 – Joga na vaga! O evento acontece a partir das 13h até o fim do dia. Tragam os amigos e vamos ocupar a cidade com jogos e festa em uma vaga de 2,5 x 5 metros!

Organizadores:
Adriana Sansão, FAU/UFRJ e PROURB
Aline Couri, EBA/UFRJ
Cynthia Seage, EBA/UFRJ
Fernando Espósito, PROURB-FAU/UFRJ
Joy Till, Design da PUC-Rio
Mikhaila Copello, FAU/UFRJ
Rodrigo Bertamé, PROURB-FAU/UFRJ

E você? O que vocês fariam com a vaga de um carro?

Divulguem!

Bolha comestível

Posted on Leave a commentPosted in Promoção

“London-based design students just invented an innovative edible water bottle called Ooho that you can cook up in your own kitchen! Made from a gelatinous membrane, the biodegradable bottlecan be eaten or safely thrown away. Designed by Rodrigo Garcia Gonzalez, Pierre Paslier and Guillaume Couche, the blob-like water container received a 2014 Lexus Design Award.”

Para conferir, clique aqui.

Dica do professor João Victor.

Simpósio Internacional Biomimética & Ecodesign

Posted on Leave a commentPosted in Promoção

Será realizado na quinta-feira, 11 de abril, o Simpósio Internacional Biomimética & Ecodesign. O evento, organizado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a empresa Natura, tem o objetivo de fomentar o debate sobre os temas e sua relação com ciências fundamentais como a biologia e a engenharia, levando em consideração ainda a economia da sustentabilidade. Serão realizadas duas palestras, sendo a norte-americana Janine Benyus, da Biomimicry 3.8″, responsável pela apresentação sobre Biomimética, e Tim McAloone, da “Danmarks Tekniske Universitet, por aquela de Ecodesign. Os moderadores serão, respectivamente, os pesquisadores Roberto Berlinck e Aldo Ometto, ambos da USP (Universidade de São Paulo). O evento terá tradução simultânea. As inscrições são gratuitas e o número de vagas é limitado. O simpósio acontecerá das 9h00 às 12h00, no Auditório da Fapesp, na rua Pio XI, 1500 (Alto da Lapa), São Paulo. Mais informações pelo telefone (11) 3838-4362 ou no site: www.fapesp.br.

Convite XVII Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio

Posted on Leave a commentPosted in Promoção

Repassando o convite:

Caros Professores,

Gostaria de convidá-los para a abertura da XVII Semana de Meio Ambiente da PUC-Rio, às 9h30 de segunda-feira, dia 6 de junho, no Auditório RDC.

Este ano teremos como temática geral a Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e a Multidisciplinaridade. Contaremos com palestras e mesas redondas organizadas por professores de 10 diferentes departamentos da universidade, a serem realizadas no auditório RDC.

Os alunos também se organizaram assumindo a programação do auditório B8. O apoio e a divulgação do evento visa estimular a conscientização ambiental e facilitar a implementação da Agenda Ambiental da PUC-Rio.

Atenciosamente.

Luiz Felipe Guanaes Rego

A programação do evento está aqui. Confiram!

“Design for the real world redux”

Posted on 3 CommentsPosted in Promoção

Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para o concurso internacional “Design for the real world redux”, Designers experientes ou recém-formados devem apresentar projetos de caráter ambiental e social, que busquem solucionar questões relativas a acessibilidade, necessidades de comunidades carentes e problemas ambientais.

Os projetos, que devem ter sido concebidos nos últimos três anos, poderão ser inscritos nas categorias “Objetos projetados” ou “Infraestruturas sociais e/ou ecológicas e conceitos de design”.

O evento é promovido pela Fundação J. Victor Papanek, ligada à Universidade de Artes Aplicadas de Viena, em parceria com o MAD (Museum of Arts and Design), de Nova York. O designer e pensador vienense Victor Papanek (1923-1998) teve uma trajetória marcada pela busca de um design ecológica e socialmente responsável, tendo influenciado toda uma geração de profissionais por meio de seu livro Design para o mundo real: ecologia humana e mudança social (1971) e outras publicações. Os trabalhos selecionados serão apresentados em cerimônia de premiação na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, onde ficarão expostos entre novembro deste ano e janeiro de 2012. A mostra viajará em seguida para Nova York. Inscrições e mais informações no site: www.vjpsocialdesign.madmuseum.org.