Gamerama Workplay 2013
(e...)

Postado em 03/09/2013 por Guilherme Xavier | Para a sua Informação |

Olá, amigos,

Imagino que o anúncio seja de interesse de muitos. No ar o convite empolgante para que os amigos participem do Gamerama Workplay 2013, uma mistura explosiva de oficina de criação e desenvolvimento de jogos analógicos e digitais, com um metajogo embutido.

O Gamerama Workplay é o resultado de um trabalho de dois anos e seis meses de pesquisa e redação de conteúdo específico sobre produção de jogos e será iniciado em sua segunda instalação no dia 01/10/2013. No site, organizados em times, os participantes irão se engalfinhar com desafios intelectuais e práticas interativas cujo objetivo é a realização de jogos diversos na busca pelo melhor placar.

Sabemos que muitos de vocês não puderam comparecer aos Gamerama Workshow ou Workshock pela distância dos tabuleiros, horário ou desconhecimento: com o Gamerama Workplay os trabalhos desconsideram espaço físico, contando somente com a vontade de aprender e de realizar. A primeira instalação foi um sucesso particular que garantiu meu doutorado no assunto. Espero que a segunda instalação traga novas e boas surpresas!

>> http://www.gameramaworkplay.net.br

E o jogo continua!
Divulguem e participem!

Gamerama Workshow na Fio Cruz
(e...)

Postado em 23/05/2013 por Guilherme Xavier | Eventos |

Olá, jogadores!

Nos últimos dias  11 e 18 de maio, com uma turma muito da empolgada, foi realizado mais uma instalação do Gamerama em sua modalidade Workshow. Por ocasião, o evento de criação e desenvolvimento de jogos teve como premissa introdução, fundamentação, estruturação, detalhamento e refinamento de jogos cujos conceitos deveriam se alinhar com assuntos oriundos da saúde pelo viés da tecnologia da informação e do desenvolvimentismo. Em uma primeira vista, estranhamentos. Mas tão logo se deram as práticas, com dados, cartas e maças voando por uma singla sala de música, as mentes aguçadas da turminha começaram a projetar regras, satisfazendo temáticas para excelentes experiências. E não só isso… Entre os sábados, pedidos importantes nortearam a crítica de jogos com propósitos dos mais nobres:

Então, vamos lá: para sábado, vamos precisar daquela pesquisa sobre jogos com “agenda”, jogos com temáticas sociais ou políticas, lembram? Dicas: Molleindustria, Games for Change, Games for Health, Jane McGonigal. Não tragam só as referências, dêem uma olhada, joguem alguns deles, vejam notícias a respeito, é importante ter a experiência! Podem compartilhar aqui o que encontrarem, mas vamos conversar mais sobre suas impressões no sábado, ok?

(Cynthia Dias, via Facebook)

Assim, das 09h00 às 13h00 em sábados seguidos, a equipe constituída e coorientada pelos seus igualmente engajados professores Cynthia, Camila e Zé Victor, produziu (com necessária velocidade) jogos de dados, cartas e tabuleiros, nos quais aprendizado e valores poderiam ser facilmente reconhecidos. Nas fotos abaixo, um resumo das atividades finais, trabalhando com restrições e temáticas como remédio, vacina e atendimento…

 

Como pensar um atendimento adequado para a saúde?

Um tabuleiro que se modifica conforme pacientes demandam atenção frente a um processo organizado de entradas e saídas de informação e cuidados médicos.

Como impedir com vacinação que que vírus se espalhem por um território?

Um tabuleiro triangular dominado por vírus mutantes e seu combate por vacinas que precisam ser constantemente melhoradas.

Qual a delicada interação entre doença, defesas do organismo e remédios?

Um tabuleiro quadrado e simétrico coloca em foco a relação entre glóbulos brancos e medicamentos para que agentes patogênicos não consigam se alastrar e comprometer o sistema imunológico.

Que continuem na lida e que venham novos desafios!

Gamerama Workshow em Teresina
(e...)

Postado em 19/11/2012 por Guilherme Xavier | Para a sua Informação |

Ontem, 17 de novembro de 2012, concluímos o segundo dia de atividades de mais uma instalação do Gamerama Workshow.

O evento que soma teoria e prática de criação e desenvolvimento de jogos foi realizado nas instalações da Uniplan, Teresina, Terra de Bravos, em feliz colaboração com os amigos da Sertão Games.

Relatório e fotos em breve! Aguardem!

Então você deseja ser um designer?
1 anotação

Postado em 20/08/2012 por Rian Rezende | Ludologia |

Com o crescimento da área de jogos, muitos jogadores têm o desejo de tornarem seu hobby uma profissão. Entre as diversas carreiras do meio, como programadores, artistas, produtores, a área de game design é almejada por muitos.

Entretanto, como ser um game designer? Por ser uma área muito nova, não há um currículo estabelecido como padrão e as formações e escolas para a área são as mais diversas.

Entretanto, há algumas recomendações gerais. Richard Garriot, game designer da série de RPG Ultima, e um dos meus designers preferidos, diz que a formação nessa área deve ser a mais expansiva possível. O game designer deveria ter noções de programação, algoritmo e pensamento lógico. Além disso, deve interessar por arte, gostar e estudar elementos de música e trilha sonora.

Ou seja, o game designer deve ir incorporando na mecânica que desenvolve do seu jogo os outros elementos desenvolvidos pela equipe, ao mesmo tempo em que essa mecânica expande e influencia o trabalho da equipe. Devido a isso, é importante ter noções nessas áreas. Elas auxiliam a manter constante o fluxo de trocas no desenvolvimento do jogo.

Outra dica que considero importante no desenvolvimento como game designer é a máxima “Jogue. Jogue muito, jogue tudo.” Normalmente há dois grandes grupos de jogadores e designers: o grupo ligado aos jogos digitais e os voltados para jogos analógicos. Dificilmente há uma comunicação entre esses dois blocos, e isso é prejudicial para o game design. Ao conhecer os elementos de mecânica e de desenvolvimento de ambas as áreas, o designer pode cruzar elementos em comum e proporcionar sinergia e expansão de possibilidades para seu projeto.

Outro elemento para o game designer é aprender mais sobre matemática, principalmente voltada para jogos. Você não precisa gostar, mas é importante conhecer mais sobre assuntos como conjuntos, noções de probabilidade, cálculo, teoria de jogos, entre outros elementos que irão ajudar no desenvolvimento de um jogo “balanceado”. Conhecer mais matemática também irá lhe permitir uma melhor comunicação e integração com, por exemplo, a equipe voltada para o desenvolvimento da programação de um jogo digital.

Além de jogar muito, vá aos mais diversos tipos de eventos relacionados a jogos. Os mais diferentes possíveis, sejam eles de RPG, boardgames, videogames, campeonatos de carteados, jogos esportivos. Converse com as pessoas, descubra o que as atrai nesses jogos, experimente novos jogos, jogue no evento, vivencie a experiência dos participantes.

Por último, “crie, crie, crie muitos jogos”. A leitura é importante, a observação e a vivência também. Mas nada irá desenvolver mais suas habilidades de design de jogos do que a prática. A criação e prototipação de jogos analógicos facilita esse processo, pois requer poucos recursos técnicos e permite focar no desenvolvimento do jogo. Enquanto em um jogo digital a implementação de suas ideias iriam exigir um bom tempo de desenvolvimento, no desenvolvimento analógico você pode testar essas ideias mais rapidamente, e ir promovendo modificações e o desenvolvimento de suas habilidades de uma forma mais fácil. Mas chega de jogar com as palavras por hoje. Mãos a obra, há muitos jogos para serem feitos.

Gamerama Workplay chega ao final com excelentes resultados
(e...)

Postado em 15/07/2012 por Guilherme Xavier | Eventos |

Chegada a hora do anúncio tão esperado, antes de mais nada, agradecimentos a todos os participantes. Nós do coletivo Gamerama, esperamos que a experiência tenha sido não só memorável como instigante. Desejamos que o Gamerama Workplay, em sua primeira instalação, tenha sido, sobretudo, insuficiente: assim os participantes podem desbravar futuras e necessárias novas informações sobre os fundamentos, estruturas, detalhamentos e refinamentos do jogos que pretendem construir para alcançar a fama.

Com as devidas críticas encaminhadas gentilmente por muitos dos participantes, encerraremos o acesso de todos ao sistema da ludoficina  no dia primeiro de agosto do presente ano. De então poderemos realizar implementos necessários que não puderam estar presentes nessa instalação e muitos outros que foram considerados na observação do comportamento e atitude dos jogadores. Há intenção de uma segunda instalação ao final do ano, e se conseguirmos a façanha, poderemos prever instalações semestrais. Acompanhem anúncios nos canais oficiais para novidades! Sentimos no ar o cheiro da revanche!

Recados informados, tratemos do fundamental: os times vencedores da primeira instalação do Gamerama Workplay em primeiro, segundo e terceiro lugares.

Lembramos que a pontuação de experiência foi contabilizada com base no acato e envio das respostas aos desafios presentes nas exposições somadas a submissão das práticas e desafios bonificadores, consideradas em sua totalidade e parcialidade pelos Mentores conforme o assunto abordado e o tratado submetido.

Como o Gamerama Workplay objetiva o aprendizado da importância metodológica e não uma discussão sobre teor, caso haja dúvidas em relação a alguma pontuação, está franqueado ao produtor do time a solicitação da pontuação geral auditada.

O time vencedor da primeira instalação do Gamerama Workplay foi…

Gamerama Workshow no CCMN/UFRJ
(e...)

Postado em 12/07/2012 por Guilherme Xavier | Eventos |

 

Amanhã, 13 de julho de 2012, estaremos com mais uma instalação do Gamerama Workshow.

O evento que soma teoria e prática de criação e desenvolvimento de jogos será realizado no CCMN da Universidade Federal do Rio de Janeiro, das 08h00 às 17h00, em oportuna colaboração com os amigos da DeV()id Games.

Entrada franca, divulguem e compareçam!

Uma oportunidade invernal de se produzir conhecimento e fazer incríveis alianças!

 

Entrevista sobre o Gamerama Workplay na Revista Digital Ideias em Jogo
(e...)

Postado em 02/07/2012 por Guilherme Xavier | Para a sua Informação |

“Em entrevista com o pesquisador Guilherme Xavier, o Ideias em Jogo apresenta uma iniciativa de sucesso que está sendo aplicada no rio de Janeiro, o Gamerama Workplay.”

Assim começa a excelente matéria da revista digital Ideias em Jogo, do autor e pesquisador sobre jogos Daniel Gularte, sobre o empenho do coletivo no que tange ensino e treinamento em game design. Confiram na íntegra aqui!

Primeira Instalação do Gamerama Workplay chegando!
(e...)

Postado em 17/05/2012 por Guilherme Xavier | Eventos |

Finalmente, após seis meses de desenvolvimento, estamos às prévias da primeira instalação do Gamerama Workplay, a versão online e revista do Gamerama Workshow e do Gamerama Workshock. Baseado em um modelo de participação ludificada, além de ambiente virtual de aprendizagem sobre jogos, o Gamerama Workplay é um jogo acirrado entre times que lutam para solucionar desafios e aprimorar práticas em busca de melhores posições no placar geral do evento.

Curioso?

Visite o site do Gamerama Workplay, reuna seus amigos e se inscreva! A largada será dada no dia primeiro de junho desse ano!

Gamerama Goiania, Brasil profundo!
(e...)

Postado em 05/05/2012 por Guilherme Xavier | Eventos |

Olá, amigos,

Nos próximos dias 09 e 10 de maio, em Goiania, sob os auspícios da UFG e do seu MediaLab, teremos mais um Gamerama Workshow.

O Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (MediaLab-UFG) vai realizar nos dias 9 a 11 de maio, com o apoio do CNPq e de outras instituições, o 1º Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas que contará com a presença de Derrick de Kerckhove (Departamento de Letras da Universidade de Toronto, no Canadá, onde também ocupa o cargo de diretor do McLuhan Program in Culture and Technology), Michael Punt (coordenador do grupo Transtechnology, Plymouth, UK) e outros incríveis convidados. Dentre os nacionais, temos Giselle Beiguelman, André Lemos, Carlos Nóbrega, Jarbas Jacome e Lucia Santaella.

E lá estaremos também! Quem estiver pela região, venha participar!

Atualizações na Ludoteca!
(e...)

Postado em 14/12/2011 por Guilherme Xavier | Inventário |

Finalmente, inauguramos nossa ludoteca!

… e com dois jogos premiados! Novos jogos virão em breve e as adições serão contínuas. Confiram no menu acima ou aqui!

Big Blue - Brett Woollum